quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

 

     "É tempo de te aperceberes de que tens algo em ti mais poderoso e milagroso do que as coisas que te afetam e te fazem mover como uma marioneta. O que está nos meus pensamentos neste momento? Medo? Inveja? Desejo? Sentimentos semelhantes? 

     Marco Aurélio, Meditações, 12.19


Há muitas forças que atuam sobre cada um de nós, vindas do exterior, e que nos distraem do que deve ser decisivo, verdadeiramente importante para a nossa constituição ética. Muitas forças que nos afetam fazendo-nos sentir como "marionetas", expressão do filósofo estoico e Imperador Romano Marco Aurélio (121 - 180 d.C.). Ou seja, forças que abalam e constringem a nossa liberdade, portanto, que nos desviam de intenções e motivos que ou não são realizados de todo, ou apenas parcialmente. No século II d.C., na experiência deste filósofo, tais "forças" poderiam ser as bisbilhotices, os boatos, as rotinas, as opiniões comuns. Hoje, além destas, certamente outras e talvez mais poderosas são as que parece provirem de dentro dos indivíduos (parecem ser voluntárias): as estratégias publicitárias de apelo (agressivo) ao consumo, os videojogos que viciam e alguns dos quais incitam à prática da violência, as redes sociais digitais, as festas noturnas (nalguns casos com álcool e até com drogas), a participação em grupos nos quais se pratica e exibe violência (bullying). 

A grande pergunta ética é esta: 

em que medida o que eu quero é, realmente, o que eu quero por mim mesmo, ou no fim de contas é apenas uma reprodução do que alguém quer que eu faça e que me manipula a fazer (ainda que disso não me aperceba) ?

Afinal, é necessário um grande esforço para não sermos marionetas !


NÃO SERÁ TUDO ISTO UM GRANDE  PESSIMISMO?

TALVEZ NA REALIDADE NINGUÉM SEJA MARIONETA E

MARCO AURÉLIO É QUE ESTAVA ENGANADO, 

O SEU PENSAMENTO É QUE É MANIPULADOR ?! ... 

AFINAL, AS MARIONETAS NÃO SABEM QUE SÃO MANIPULADAS !...


Sem comentários:

Enviar um comentário