sábado, 10 de abril de 2021

O CUIDADO DE SI E DOS OUTROS perpassa as crenças, por exemplo as que se inscrevem no horizonte da experiência religiosa, porque, entre outros motivos, o cuidado diz respeito à valorização de algo essencial e que é colocado no âmbito do sentido da existência: a relação com o Sagrado, o Transcendente, o Divino ... com Deus (na perspetiva do teísmo).

No contexto do estudo sobre vários temas da Filosofia da Religião (nas aulas no AEFN), parece-me muito interessante sugerir a leitura e a análise crítica do artigo de opinião "Religião e espiritualidade", do Professor Doutor Anselmo Borges, padre católico e professor de Filosofia e de Teologia em diversas universidades.

Eis o link do artigo publicado no Diário de Notícias, em 25 de agosto de 2019:

https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/religiao-e-espiritualidade-11233427.html

Coloco aqui um excerto:

1. Não haja dúvidas. A religião, concretamente na Europa, também entre nós, está em queda. O número de agnósticos e de ateus aumenta, para não falar na chamada "prática religiosa", que desce a olhos vistos. O padre José Antonio Pagola escreveu recentemente um texto com o título "Depois de séculos de 'imperialismo cristão', os discípulos de Jesus têm de aprender a viver em minoria".


Conto com comentários, questões, críticas, sugestões!... 

Sem comentários:

Enviar um comentário