OFICINA DO CUIDADO
PROJETO PROPOSTO PELO PROFESSOR ADELINO FERREIRA
PARA O PLANO ANUAL DE ATIVIDADES (PAA)
DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO NAMORA
PARA O ANO LETIVO 2019 – 2020
1. TIPO DE PROJETO: oferta não curricular de matriz filosófica, particularmente ética, inspirado no pensamento do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), e que disponibiliza conteúdos e recursos pedagógicos relacionados com a necessidade de refletir de modo crítico e argumentativo sobre as técnicas culturais da atualidade pelas quais o sujeito crê cuidar de si mesmo e dos outros.
2. COORDENAÇÃO: professor Adelino Ferreira, do Grupo 410.
3. PÚBLICO-ALVO: alunos do ensino secundário, do ensino regular e/ou profissional, que se inscrevam voluntariamente no projeto.
4. FREQUÊNCIA: duas sessões de 50 minutos por semana: às segundas-feiras, das 13 h 30 min. às 15 h 15 min..
5. OBJETIVOS:
· estimular o desenvolvimento do pensamento crítico;
· desenvolver uma perspetiva pragmática da filosofia que valorize diretamente as experiências individuais;
· complementar a visão curricular da disciplina de Filosofia, no caso dos alunos nela matriculados;
· interiorizar a atitude filosófica face a problemas atuais das sociedades e das suas culturas, especialmente no âmbito da Civilização Ocidental;
· posicionar-se argumentativamente perante problemas contemporâneos;
· refletir criticamente sobre os significados, as modalidades e as técnicas culturais do cuidado de si e do cuidado com outrem;
· explorar textos filosóficos mormente relevantes para a tematização do cuidado.
6. CONVERGÊNCIA COM O PEA (2019-2022), VALORIZANDO:
· a “abertura ao mundo” social e ambiental em permanente mudança (2.1 A Visão);
· a “personalização” e a “estimulação” das potencialidades dos alunos, com vista à sua “autorrealização” (2.2 A Missão);
· o autoconhecimento e, consequentemente, a “perseverança”, a “tolerância” e a “responsabilidade” (2.3 Valores).
7. PARCERIAS/INTERDISCIPLINARIDADE: outros professores da ESFN, que pretendam colaborar com a aplicação nas aulas das suas disciplinas de alguns conteúdos (textos, Powerpoints, etc.) facultados pelo coordenador ou por alunos deste projeto.
8. RECURSOS RECORRENTES:
· textos filosóficos (mormente de estoicos como Séneca e Marco Aurélio);
· textos não filosóficos (notícias, crónicas, poemas, etc.);
· vídeos pedagógicos;
· filmes;
· apresentações em formato de PowerPoint;
· Internet (pesquisas, email, blog).
9. TEMAS PREVISTOS:
· pensar por mim mesmo (autonomia);
· pensamento crítico;
· ser racional;
· cuidado comigo e autoestima;
· cuidado com os outros;
· amizade;
· a solidão e o reencontro do sujeito consigo mesmo;
· sujeito: subjetivação e objetivação;
· técnicas do si;
· as redes sociais como escrita do si e a formação do sujeito;
· ética;
· relações de poder e governamentalidades;
· a liberdade em sentido ético;
· estética da existência na Cultura Grega Clássica;
· o sofrimento e o mal como desafios para o sentido da existência;
· a antecipação da morte no estoicismo;
· a eutanásia – argumentos a favor e contra;
· [… outros temas propostos pelo professor e pelos alunos].
10. DIVULGAÇÃO:
· afixação de cartazes nos pavilhões da ESFN, em locais autorizados pela Direção;
· Blog disponível em: https://oficina-do-cuidado.blogspot.com/
· informação no INOVAR.
· online, na página do Agrupamento;
· comunicação oral às turmas, em sala de aula;
· comunicação aos Pais/E.E. através dos D.T..
11. IMPACTOS PREVISÍVEIS NAS APRENDIZAGENS:
· acréscimo de sentido crítico e argumentativo;
· melhorar a capacidade de interpretar textos;
· melhorar a expressividade concetual;
· valorizar a filosofia como saber prático.
12. PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO:
· textos escritos;
· cartazes;
· debates/conferências realizados pelos alunos;
· vídeos;
· exposição;
· publicações no Blog
· questionário de avaliação dos alunos, aplicado na última sessão de cada período letivo;
· relatório elaborado pelo coordenador, no final de cada período letivo, de acordo com os seguintes indicadores:
a) número de sessões previstas e realizadas;
b) número de alunos que frequentaram as sessões (assiduidade);
c) número e tipo de atividades realizadas dentro e fora da sala das sessões;
d) diversidade e qualidade dos produtos resultantes das várias atividades;
e) tratamento estatístico do questionário de avaliação dos alunos.
14.CUSTOS: 40,0€ para aquisição de: - cartolinas, lápis, marcadores, fita-cola, borrachas/material desgastável (20,0€); - livro de Séneca, Cartas a Lucílio (20,0€).
15. SUPORTE BIBLIOGRÁFICO ESPECÍFICO:
· Foucault, Michel, Dits et écrits, vol. 2, Paris : Gallimard, 2001.
· Foucault, Michel, L’Herméneutique du sujet. Cours au Collège de France (1981-1982). Paris: Gallimard-Seuil-EHESS, 2001.
· Gagin, F. ¿Una ética en tiempos de crisis? Ensayos sobre estoicismo. Santiago de Cali: Universidad del Valle, 2003.
· Hadot, Pierre, Exercices spirituels et philosophie antique, Paris : Albin Michel, 2002.
· Marco Aurélio, Pensamientos, Cartas, Testimonios. Madrid: Tecnos, 2010.
· Séneca, Lúcio Aneu, Cartas a Lucílio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
· […. – outras obras a incluir posteriormente].
Encosta do Sol, 12 de setembro de 2019
Professor Adelino Ferreira
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